quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MEDICINA ALTERNATIVA PARA ANIMAIS

Aumenta a demanda por  medicina  alternativa

Homeopatia, acupuntura, quiroprática: americanos aderem à medicina alternativa





The Gainsville Sun
Henna olha para seu dono, Mike Gould, enquanto recebe acupuntura pelo Dr. Hui Sheng Xie, na Faculdade de Veterinária da Universidade da Flórida ontem. Foi a segunda vez que Henna recebeu esse tratamento para uma infecção de pele.


Gainesville, FL (02.06.2003) - Para Mike Gould, é uma questão de escolha, principalmente em se tratando de Henna, sua SRD de cinco anos de idade.


Henna tem um problema de pele, mas ao invés de receber injeções de esteróides anti-inflamatórios, a cadela está sendo tratada com um tipo diferente de agulha pelo Dr. Hui Sheng Xie na Faculdade de Veterinária da Universidade da Flórida.

"Eu tive um ataque há três anos e recorri à acupuntura. Não tive dúvidas em submeter Henna à acupuntura", disse Gould. "Com esse tipo de cura alternativa, você ataca o problema, não o maquia".

Gould é um entre os crescentes donos de pets em todo o país que está levando seus animais a acupunturistas, quiropráticos, homeopatas e outros adeptos de medicina alternativa. Os custos podem variar de 50 a 250 dólares, dependendo do tratamento.

Autoridades da Universidade da Flórida e da American Veterinary Medical Association (AVMA) dizem que a demanda está crescendo conforme cada vez mais pessoas aderem à medicina alternativa para si mesmos e em seguida a aplicam para seus cães, gatos, cavalos, coelhos e aves. Sharon Curtis Granskob, porta-voz da AVMA, disse que um crescente número de veterináriio estão fazendo cursos de medicina alternativa para atender a demanda.

Ela acrescentou que a associação está aberta à medicina alternativa, mas adverte que os donos de pets devem procurar um veterinário especializado ao invés de recorrer a serviços de não profissionais. "Uma vez que tudo, desde a quiroprática até a acupuntura e, homeopatia, são áreas às quais as pessoas recorrem para tratar da própria saúde e também, no quão benéficas podem ser para a saúde de seus animais, particularmente quando a medicina convencional não teve os resultados desejados", disse Granskob. "Isto posto, há uma preocupação com o protocolo e a certeza de que as pessoas que dizem que são capazes de aplicar essas técnicas sejam de fato quem eles dizem ser. A AVMA recomenda que sempre um veterinário esteja envolvido".

Granskob disse que a AVMA está também interessada em tentar descobrir a ciência atrás da medicina alternativa - se funciona, como e por que funciona. Essas também são as perguntas feitas na Faculdade de Veterinária da Universidade da Flórida. A Dra. Eleanor Green, diretora do departamento de ciências clínicas de grandes animais, disse que a faculdade quer saber mais sobre a eficiência da medicina alternativa e por que é eficiente. "Os céticos da medicina alternativa para animais de estimação são os cientistas e veterinários, e não o público", disse Green. A faculdade contratou Xie há cinco anos por causa de sua experiência com medicina alternativa e por ele ser um veterinário reconhecido e pesquisador de ponta, afirmou Green. "Tínhamos muitas pessoas perguntando por medicina alternativa quando ainda não tinham acesso. A questão não convence as pessoas - os clientes foram mais receptivos que a comunidade científica", disse Gree. "A medicina alternativa e complementar está crescendo. Então estamos em um dilema. Eu acredito, e a maioria das pessoas também, que algumas dessas coisas funcionam, mas não sabemos em todas as ocasiões se funcionam ou não. Então, usamos ou não usamos?".

Xie é chinês e gerações de sua família praticaram acupuntura e medicina herbal. Os tratamentos vem sendo usados por milhares de anos em animais na China, desde cavalos militares até cães de estimação da Família Real. Sua função é em parte pesquisa, em parte professor e em parte clínico, tratando animais nos hospitais da faculdade, atendendo pequenos e grandes animais.

A acupuntura consiste em inserir agulhas finas em diversos pontos do corpo para estimular a fisiologia. Baseia-se na crença de que a energia flui pelo corpo e pode ser canalizada de forma a melhorar a saúde. Xie disse que trata animais de estimação por três motivos:

· A primeira é o alívio da dor por causa de doenças como artrite e problemas de articulação. "A acupuntura os deixa mais confortáveis. Se você faz com que as juntas trabalhem melhor, você melhora a qualidade de vida";

· A segunda é quando não há outras opções. "Se o animal está morrendo e nada mais funciona, é algo que podemos tentar. Podemos fazer com que suas condições melhorem e aumentar sua sobrevivência";

· A terceira é a prevenção. "Antes que o problema real apareça, podemos prevenir. O conceito chinês é basicamente tratar para prevenir. A acupuntura pode prevenir alguns problemas de pele ou alergias".

Xie disse que raramente sofre oposição de cães e gatos para aplicar a acupuntura. Os cavalos - entre seus clientes estão cavalos puro sangue de corridas de Ocala - são especialmente fáceis de lidar. Ele tem cerca de 20 clientes para acupuntura por semana.
week.


Com Henna, Xie começou aplicando três agulhas no topo de sua cabeça, em pontos para acalmá-la. Em seguida, inseriu várias agulhas ao longo de sua espinha e em suas pernas traseiras. A única agulha que pareceu incomodar Henna foi a última, na ponta de sua cauda. Gould disse que Henna parece estar se sentindo melhor após os tratamentos, que incluem injeções de vitamina B-12.

Outra pessoa que acredita na medicina alternativa para si mesma e para seus animais de estimação é Michelle Manderino, de Gainesville. A cadela de Manderino, Girl, faz tratamento quiroprático com a dra. Janine Tash. Manderino aderiu à medicina alternativa para si mesma e sua família vende suplementos herbais. Quando Girl, de 13 anos, desenvolveu problemas musculares e neurológicos em suas pernas traseiras, Manderino recorreu a medicina convencional e depois às soluções quiropráticas.

"A outra alternativa seria mantê-la com analgésicos até que não possa mais andar", disse Manderino. "No nosso caso, o tratamento quiroprático realmente vale a pena pois a melhora é nítida. Ela está muito melhor".

Tash se interessou em quiroprática há cerca de dois anos e aprendeu a técnica com um veterinário especializado e certificado. Ela não manipula os ossos, um método manual padrão da quiroprática, ao invés disso usa um aparelho chamado Ativador, que pressiona as vértebras para alinhá-las, que também restaura as transmissões neurológicas. Ela usa também um aparelho que massageia os animais. No início cética, ela rapidamente se convenceu da eficiência e hoje tem cerca de 50 clientes e trabalha bastante em provas de agility.

"Comecei aplicando em alguns de meus cães e também os dos empregados. Nós tínhamos alguns cães idosos com artrite que tinham dificuldade de levantar e deitar. Começamos a tratá-los e logo começaram a melhorar. Pensei: nossa, isso realmente funciona", disse Tash. "É impressionante o número de pessoas com as quais conversei que estão interessadas nessa técnica. Definitivamente funciona como prevenção. Para alguns cães e gatos, em que fizemos tudo quanto é teste e não descobrimos o problema, parece ajudar. É uma forma de não mantê-los com analgésicos o tempo todo".

Tash está tendo aulas de acupuntura com Xie. Ele acredita que a popularidade da medicina alternativa para pets continuará a crescer e que as medicinas oriental e ocidental estarão cada vez mais integradas. "Acho que elas se complementarão. Há beleza em ambos os lados", disse Xie. "A medicina convencional é boa pois te dá uma compreensão clara do que está acontecendo fisiológica e patologicamente com MRIs e raio X. Você tem um diagnóstico claro. Mas a medicina chinesa é tão boa com tratamentos, problemas e qualidade de vida. Eu acho que a melhor medicina é a que integra os dois lados".

Informações complementares:

quiroprática . [De quir(o)- + prática; ingl. chiropractic.] S. f. Terap. 1. Sistema terapêutico que, partindo do pressuposto de que as doenças resultam de disfunção nervosa, procuram corrigi-las por manipulação, e por outros cuidados, de estruturas (Novo Aurélio)

American Veterinary Medical Association (AVMA) - http://www.avma.org/